EKOBÉ
Criação e produção de evento
O Projeto
Alinhados com a consolidação de inúmeros empreendimentos da Economia Criativa na Cidade do Rio de Janeiro, em parceria com a Capim Selo Verde, criamos a Feira aberta de Sustentabilidade: a Ekobé.
Em duas edições, 2016 e 2019, disponibilizamos um espaço para livre troca de conhecimento sobre sustentabilidade, de forma gratuita e acessível à todos. O local escolhido para realização do evento foi a Praça Mauá, na Zona Central Portuária da cidade.
Por meio de shows, palestras, workshops e rodas de conversas tivemos como principal objetivo levar consciência socioambiental para as pessoas, gerando transformações na sociedade com base nas seguintes temáticas: colaboração; interdependência; diversidade e inclusão.
_Solução
Para estruturar uma iniciativa deste porte, articulamos, em duas edições, uma rede de mais de 70 empresas de diferentes setores. Contamos com exposições de arte, gastronomia, produtos e serviços, podendo destacar as seguintes áreas: Bioeconomia; Movimento Black Money; Economia Circular; Economia Solidária; Empreendedorismo Feminino; Gastronomia Consciente; Arte e Moda Sustentável; Biodiversidade; Alimentação Agroecológica; dentre tantos Movimentos de Apoio à ocupação nas favelas, moradores de rua, idosos e demais comunidades em vulnerabilidade social.
Todo o evento foi pensado com intuito de gerar o menor impacto possível. Assim, as estruturas das barracas e palco foram feitas de bambu, em parceria com a Bambutec.
Nenhum alimento ou bebida foram servidos em plásticos descartáveis, sendo sempre oferecidos com recipientes retornáveis ou compostáveis (produzidos com fécula de mandioca).
A feira contou com uma estrutura sustentável baseada na gestão de resíduos realizada pelo Polo de Reciclagem de Jardim Gramacho e pelo Ciclo Orgânico, além de banheiros químicos com descarte especial da Action Shop.
Impacto Socioambiental
Promoção
de sustentabilidade e consumo consciente
Estrutura
de bambu e materiais de baixo impaco
Coleta e tratamento
de resíduos recicláveis
Criação e produção
colaborativa com empreendedores locais